O projeto consiste em um conjunto de serviços disponibilizados em um Portal Único de Governo. Para o servidor ou cidadão que busca capacitação no serviço público, o Portal oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.
Além disso, o servidor ou cidadão tem acesso a um cadastro e login únicos para a realização de suas capacitações, bem como um histórico escolar unificado. Para as instituições vinculadas, o Portal oferece uma série de serviços, a depender do tipo de associação da instituição com o projeto. Dentre os serviços oferecidos, estão a hospedagem de cursos, gestão acadêmica das ofertas e consolidação e tratamento de dados.
Em suma, a solução pretende centralizar o que pode ser centralizado para que se tenha a economia de escala (hospedagem, gestão acadêmica, emissão de certificado, histórico escolar), sem inibir a descentralização do que deve permanecer descentralizado (autonomia para criar cursos e definir metodologias educacionais, gestão e análise de resultados, definição de políticas de capacitação) para que seja garantido o processo criativo e colaborativo permanente.
História da Escola Virtual de Governo
Entre 2013 e 2016, a Enap alcançou avanços significativos no campo da educação a distância, a exemplo da ampliação dos cursos ofertados (100%) e dos certificados emitidos (400%), bem como a internalização dos serviços de hospedagem e administração do seu ambiente virtual de aprendizagem, de produção multimídia e de planejamento educacional.
A Escola Virtual de Governo surgiu, em 2017, como uma proposta para superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, buscando garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público e solucionar problemas estruturantes que tenham origem na oferta descentralizada de cursos.
As primeiras adesões à Escola Virtual de Governo aconteceram em uma cerimônia realizada na Enap no dia 6 de dezembro de 2017.
A Escola Virtual segue na jornada de ampliar sua capacidade como hub de conhecimento, abrindo o leque de possibilidades e buscando engajamento dos usuários interessados para que a plataforma evolua ainda mais e consolide-se como um centro de propagação da capacitação online.
Atualmente, diversas instituições fazem parte da EV.G como conteudistas, ou seja, ofertando cursos produzidos em parceria conosco ou migrando cursos prontos para hospedagem na plataforma da EV.G.
A fim de simplificar e tornar mais eficazes e diretas as parcerias, a EV.G baseia-se na Portaria Enap no 83, de 03 de junho de 2014, que versa sobre os termos de autorização de uso dos cursos. Sendo assim, os parceiros estão assegurados que a permanência de seus cursos na plataforma é perene (salvo manifestação contrária do próprio parceiro para que o curso seja alterado ou precise ser retirado da EV.G).
Fonte: https://www.escolavirtual.gov.br/
Publicado por: Tiago Merlone