Mapeamento de fluxos e processos em Gestão de Pessoas

APRESENTAÇÃO

Com o propósito de oferecer melhores serviços à sociedade e considerando o Contrato de Gestão que estabelece as metas, compromissos e inovações de cada pasta para cada ano de gestão, este mapeamento destina-se aos Órgãos e Entidades do Poder Executivo do Estado do Mato Grosso do Sul visando identificar, melhorar e padronizar os processos e respectivos fluxos da área de Gestão de Pessoas para que as organizações da Administração Pública Estadual adotem boas práticas de gestão. Os resultados têm como foco melhorar as entregas aos cidadãos, proporcionado melhor qualidade de vida e fomentando um ambiente de desenvolvimento.

O Contrato de Gestão é um processo de transformação de cultura, não é mais uma burocracia e sim um instrumento para mudar a vida das pessoas. Um documento sério, que dirá o que o nosso governo se propõe a fazer em cada pasta. Nosso foco são as entregas ao cidadão – Eduardo Riedel

Desenvolvido pela Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged), seu objetivo é orientar e disseminar o conhecimento sobre a Gestão por Processos, detalhando os principais conceitos, etapas, atividades e produtos gerados, além de promover a transformação organizacional, através da otimização dos procedimentos e métodos utilizados no âmbito do Poder Executivo Estadual.

PÚBLICO ALVO

OBJETIVO GERAL

Considerando a diversidade de temas que compõem o sistema estruturante Gestão de Pessoas, processados em 34 unidades setoriais nos órgãos e entidades e na coordenação central/SAD, aliados à falta de padronização desses processos, temos como reflexo:

  • A morosidade e o aumento da margem de erros;
  • Prejuízos para servidor e para o Estado.

O projeto tem por finalidade universalizar e agilizar os processos de Gestão de Pessoas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • IDENTIFICAR atividades que não agregam valor, recursos mal aproveitados, gargalos que causam atrasos e falhas que comprometem a qualidade;
  • FORTALECER a área de Gestão de Pessoas disseminando conhecimento e a busca por melhorias das normas e metodologia dos processos;
  • PADRONIZAR as formas de execução, estabelecer metas e indicadores de desempenho, definir responsabilidades e atribuições;
  • ANALISAR necessidades e expectativas dos servidores da área de Gestão de Pessoas, alinhando os procedimentos de acordo com a legislação vigente, e a metodologia permitida por cada órgão;
  • OTIMIZAR a comunicação e a integração entre as áreas envolvidas com a visualização do fluxo das atividades, as interfaces entre as áreas, os pontos críticos e as oportunidades de melhoria;
  • OBTER indicadores de desempenho.

RESPONSABILIDADES E PAPÉIS

RESULTADOS ESPERADOS

  • Atribuir agilidade e transparência nos procedimentos de Gestão de Pessoas;
  • Transformar o manual em instrumento facilitador da comunicação entre os servidores e as unidades de Gestão de Pessoas;
  • Agilizar a automação dos processos;
  • Identificar mudanças necessárias nos instrumentos normativos;
  • Redimensionar e potencializar a força de trabalho nas unidades de RHs;
  • Estabelecer uma estrutura de Gestão de Pessoas ideal e compatível com a estrutura organizacional.

 

 

 

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