Campo Grande (MS) – Para valorizar o servidor que trabalha e cumpre horário, o Governo de Mato Grosso do Sul, inicia hoje (03), o projeto piloto do ponto eletrônico, mecanismo digital que vai controlar a frequência dos servidores públicos. A novidade começa a valer a partir desta terça-feira, para um grupo de 280 servidores da secretaria de Administração e Desburocratização, mas a intenção é submeter todos os 48 mil servidores ativos ao controle eletrônico em 2016.
“Queremos premiar os servidores que trabalham, que comparecem ao serviço. Até para acabar com a fama de que o servidor não trabalha. Ao contrário, trabalha muito e trabalha bem”, pontua o titular da SAD, Carlos Alberto Assis.
Com a iniciativa, o Governo deve trocar 50 mil folhas de ponto mensais pelo controle eletrônico que fará transmissão direta dos dados de frequência para a Superintendência da Folha de Pagamento, possibilitando que dois servidores dedicados exclusivamente a essa função possam ser remanejados para outras funções “É mais agilidade e segurança nas informações”, observou Assis, na manhã de hoje durante abertura do expediente na SAD.
Nesta fase experimental, os servidores da administração estarão registrando suas entradas e saídas em uma máquina, que está localizada no saguão principal. A implantação custou cerca de R$ 350. Futuramente, de acordo com Assis, o Governo vai oferecer o recurso através de aplicativo de celular. “Quando o servidor estiver em viagem, poderá acionar o ponto por celular. O sistema vai registrar local e horário”, explica.O projeto vai permitir ainda, que o Governo possa implantar o Banco de Horas, mecanismo necessário para a execução do Programa de Gestão por Competências, que irá premiar servidores que apresentarem bons resultados à administração.