O Conselho Estadual de Previdência de Mato Grosso do Sul (Conprev/MS) vinculado à Secretaria de Administração e Desburocratização pelo decreto nº 12.211 se reuniu na manhã desta quarta-feira (02) para empossar os novos conselheiros e escolher a nova presidência para o biênio 2016/2017.
Ao todo 22 novos conselheiros entre titulares e suplentes, assinaram o termo de posse do Conprev-MS que é composto por servidores efetivos representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Tribunal de Contas, militares estaduais, servidores públicos ativos e inativos.
Na oportunidade, o secretário de Administração do Estado, Carlos Alberto de Assis deu posse aos novos conselheiros e observou que a previdência Estadual é um dos grandes desafios da atual administração. “Temos um projeto inédito que vai fazer um mapeamento de todas as folhas de pagamento, para que possamos equacionar a conta e ter um parâmetro da vida funcional dos nossos servidores desde a divisão do Estado até hoje” pontuou Assis. O titular da SAD informou ainda que em breve será realizado um censo para atualização cadastral dos servidores inativos do Estado.
Além de estabelecer um caráter democrático e descentralizador na administração previdenciária de Mato Grosso do Sul, entre os objetivos do Conprev-MS está a análise e aprovação de todos atos de gestão do regime de previdência social de Mato Grosso do Sul, fiscalização e prestação de contas do relatório anual das aplicações dos recursos do Fundo de Previdência Social, acompanhamento e avaliação da gestão operacional e financeira da previdência, emissão de parecer sobre as propostas de alteração da política previdenciária, acompanhamento, fiscalização e aplicação da legislação pertinente e objetivamente garantir pleno acesso dos segurados às informações relativas à gestão da Ageprev, a Agência de Previdência de Mato Grosso do Sul.
Após votação entre os conselheiros por determinação regimental, foi escolhido como novo presidente do Conprev-MS, o representante titular dos servidores públicos ativos, o fiscal tributário, funcionário de carreira do Governo de MS há mais de 30 anos, Francisco Carlos de Assis e como vice-presidente o professor Amarildo do Prado.