Veja, neste artigo, qual é a importância do trabalho em equipe para sua empresa e quais são nossas dicas para que você o aperfeiçoe!
O aprimoramento do trabalho em equipe vem sendo, cada vez mais, adotado entre as empresas, pois essa forma de trabalho traz grandes benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores, entre eles estão: redução de custos, melhoria no clima organizacional e aumento da produtividade e engajamento da equipe.
Além do mais, ter uma equipe unida, que junta esforços e se ajudam entre si, atua como um Laudo Avcb predial e pode ser considerado um fator competitivo no mercado de trabalho por estimular o sentimento de pertencimento a uma empresa, diminuindo o turnover.
Um fato que deve ser ressaltado, antes de tudo, é que existem diferenças entre um grupo e uma equipe.
Equipe é quando pessoas que se conhecem e interagem entre si, tem um compromisso de atingir, com esforço de todos, as suas metas. Já o grupo, é formado por pessoas que não interagem com frequência e estão desprovidos de compromissos e laços que necessitem da colaboração de todos.
Neste artigo, você irá encontrar tudo o que precisa saber sobre trabalho em equipe e como aperfeiçoá-lo. Abaixo, estão os tópicos que serão abordados:
- O que caracteriza o trabalho em equipe?
- Qual a importância dessa colaboração para a empresa?
- Como promover o trabalho em equipe nas empresas?
- Dicas de como aperfeiçoar o trabalho em grupo
Mantenha a leitura.
O que caracteriza o trabalho em equipe?
Como já dito anteriormente, equipe é quando pessoas que se conhecem, interagem entre si com um compromisso de trabalhar juntos. Já o trabalho em equipe, em poucas palavras, é a união de esforços de duas ou mais pessoas que levará a um objetivo, seja ele a solução de um problema ou a conclusão de um projeto e meta.
É importante frisar que a meta alcançada ou problema a ser solucionado, deve exigir que as pessoas da equipe trabalhem entre si, discutindo as alternativas e opções, e coloquem seus esforços juntos para obter resultados. Caso contrário, não é caracterizado trabalho em equipe.
Portanto, o que realmente caracteriza o trabalho em equipe é o esforço e compromisso mútuo entre os integrantes para que algo aconteça.
Qual o objetivo do trabalho em equipe?
Um dos principais objetivos da equipe de trabalho é fazer com que todos os integrantes, de uma mesma equipe, atinjam o máximo de sua produtividade e engajamento, para alcançar o bem maior mútuo.
Mas, para que isso aconteça é necessário que todos os integrantes se esforcem para trazer resultado. E, para isso, é necessário que se tenha interação, união e compartilhamento de foco, habilidades e conhecimento entre os integrantes.
Mas, como essa união e compartilhamento afetará a empresa? Entenda no próximo tópico.
Qual a importância dessa colaboração para a empresa?
O incentivo do trabalho em grupo deve ser um assunto posto em pauta pelas empresas mais vezes. Isso porque, a união de sabedorias e esforços, é uma questão muito importante e benéfica para a organização.
A união dos colaboradores traz inúmeros benefícios para a empresa, sendo o principal deles o aumento da produtividade e o engajamento de colaboradores.
Isso ocorre porque, em uma equipe de trabalho, as tarefas podem ser distribuídas de acordo com a afinidade e habilidade cognitiva de cada colaborador, acarretando em um foco maior do funcionário em sua atividade e, consequentemente, se essa regra for aplicada a toda equipe, haverá um aumento na produtividade e engajamento de todo um time.
Além disso, um outro aspecto importante para a organização, que se aflora durante a atividade em equipe, é o sentimento de pertencimento a um grupo e criação do patrimônio colaborativo. Com esses dois aspectos, junto da melhoria da comunicação, o clima organizacional da empresa se aprimora.
Um time que sabe se expressar, interage tem um cultivo de sentimento de pertencimento a um nicho, é um time motivado e unido, resultando em uma convivência mais produtiva, leve e focada.
E para os colaboradores?
Para os colaboradores, o trabalho em equipe é importante, não somente para estreitar os laços com seus colegas de trabalho, mas também para promover uma troca de conhecimentos.
Pois, em equipes, existem diversidades cognitivas. E em um ambiente de trabalho, é comum encontrar pessoas com habilidades, bagagem de conhecimento, raciocínio e visões que diferem entre si.
Portanto, para que essas pessoas, com peculiaridades individuais, possam resolver um problema ou bater uma meta em comum, é necessário que ocorra uma troca de conhecimento e visão. Uma vez que terá de haver uma discussão para a tomada de decisão final.
Além da troca de conhecimento, o trabalho em conjunto proporciona outros benefícios de grande importância para os colaboradores, como é o caso da otimização de tempo na conclusão de tarefas.
Essa otimização de tempo pode ocorrer, no trabalho em equipe, quando tarefas são distribuídas aos integrantes do time de acordo com as habilidades cognitivas de cada colaborador. Assim, haverá uma facilidade maior para que o colaborador realize suas tarefas.
Contudo, é válido citar que, mesmo que certas tarefas sejam destinadas a certos colaboradores, é necessário que as atividades incentivem os colaboradores a buscarem opiniões e ajudas entre si.
Como o trabalho em equipe interfere na cultura organizacional?
O trabalho em equipe anda lado a lado com a cultura organizacional, isso porque um dos principais motivos para que ela se estabilize, é devido a problemas no convívio entre os colaboradores de uma organização.
Portanto, quando a empresa começa a criar uma boa gestão de equipes, o aprimoramento e enriquecimento da cultura organizacional e, também, do clima organizacional é quase certo.
Com o incentivo do trabalho em conjunto, a cultura organizacional da empresa se torna mais rica, isso acontece por conta do compartilhamento cognitivo que ocorre entre colaboradores e times. Como já previamente citado, cada pessoa tem uma visão e crenças diferentes.
O compartilhamento de experiências e visões de diferentes culturas e idades, em uma mesma empresa, traz resultados positivos tanto para o clima e cultura organizacional quanto para a própria organização, que contará com um time mais unido e diversificado.
Como promover o trabalho em equipe nas empresas?
Por mais que soe fácil, muitos líderes têm dificuldade em iniciar o trabalho em equipe entre seus colaboradores. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a inicialização desse tipo de trabalho, separamos três tópicos importantes para que o trabalho em conjunto seja positivo e traga bons resultados para sua empresa.
Promova a organização
Por mais que pareça algo bobo, é a organização da equipe que definirá os resultados da junção de colaboradores. Com o planejamento de cada etapa a ser traçada para alcançar as metas, problemas e obstáculos são evitados ou previstos com antecedência.
Visando a organização e a antecipação de crises, estabelecendo prazos iniciais e finais de atividades e etapas adotadas, um grande benefício pode ser trazido para a equipe: a otimização de tempo.
Pois, se cada integrante do grupo se empenha em fazer o que lhe foi proposto, no tempo em que foi proposto, o tempo do time como um todo pode ser otimizado e gasto com questões que necessitam de mais atenção no momento.
Promova o diálogo
O diálogo entre colaboradores não é somente importante para criação de amizades e laços entre a equipe. Um dos principais motivos para a promoção do diálogo em equipes é para evitar problemas e empecilhos desnecessários, os quais poderiam ser resolvidos com uma conversa.
Além disso, é importante que seja promovido durante o diálogo, a cultura do feedback de cada etapa e que reuniões sejam feitas semanalmente para que se alinhem às perspectivas de cada colaborador diante a meta.
Assim, com reuniões semanais, a equipe fica a par do andamento, em conjunto, do projeto. Conseguindo contornar com diálogos, promovidos pelo feedback, possíveis problemas internos durante a execução de atividades, o que acaba por tornar a equipe cada vez mais independente.
Celebre conquistas
Os sentimentos de desmotivação e desvalorização no trabalho é um dos fatores que mais levam à rescisão de contrato. Quando uma equipe atinge uma meta importante para a organização e não recebe nada em troca, é uma porta aberta para que estes sentimentos assolem os colaboradores.
Portanto, é importante que o líder saiba reconhecer quando uma equipe se esforça. Para o colaborador, ter alguma recompensa vinda de seu líder por algo que fez, é um grande empurrão para que ele continue buscando o aperfeiçoamento em suas tarefas e se mantenha motivado.
As recompensas podem ser simples: um giftcard de alguma loja e um day off são as mais comuns. É essencial que o líder tenha noção de que ter funcionários engajados e motivados é a chave para o aprimoramento da produção e desempenho da empresa.
Dicas de como aperfeiçoar o trabalho em grupo
Por mais que na teoria o trabalho em grupo pareça algo, simples. Na prática, alguns problemas podem ocorrer, causando obstáculos no andamento dos projetos e prejudicando o convívio entre a equipe. Em sua grande maioria, os obstáculos surgem devido a problemas comunicacionais e de engajamento entre a equipe.
Pensando nisso, nós separamos para você algumas dicas de como fazer com que o trabalho em equipe flua de uma maneira descontraída e unida.
Tenha uma comunicação clara e transparente
A comunicação é um dos aspectos mais importantes que devem ser avaliados antes e durante o trabalho de equipe, já que ela será a peça chave para fazer o trabalho em equipe acontecer.
Um dos pontos necessários para que o trabalho em equipe seja efetuado com sucesso é o diálogo entre os colaboradores do mesmo time. É por meio da comunicação que os colaboradores irão expor suas ideias, preocupações e sugestões durante o desenvolvimento do projeto.
Além disso, será por conta de uma comunicação clara e transparente que os laços serão criados e mantidos pela equipe. Portanto, é importante que a empresa se certifique que os canais comunicacionais estão sem ruídos que prejudiquem a união e entendimento de todos.
Conheça os membros da equipe
Conhecer seus membros de equipe é fundamental para que o trabalho se mantenha unido. Os integrantes do time têm de conhecer os seus colegas para que laços sejam criados e a convivência se torne mais positiva, o que potencializa o melhoramento do clima organizacional.
Contudo, tanto a interação quanto a abordagem entre os colaboradores, têm de ser respeitosos. De nada adianta uma equipe ter um laço comunicativo, se ele só é usado para promoção de ruídos que prejudicam o trabalho em equipe.
Respeite as diferenças
Como dito anteriormente, o respeito é um tópico que deve ser aplicado diariamente, durante reuniões, happy hours e outras atividades que necessitam comunicação e interação entre membros.
É necessário que todos os colaboradores reconheçam e respeitem os pontos fracos e limitações de seus colegas, pois, são nesses momentos, que uma ajuda pode ser bem-vinda e um laço pode ser criado.
Além disso, a falta de respeito entre colaboradores não prejudica somente a comunicação entre eles. Não ter empatia pelo outro pode causar diversos problemas, como: queda na produção, turnover elevado, clima organizacional prejudicado e muitos outros.
Também é importante ressaltar que, dependendo da falta de respeito, uma rescisão indireta ou demissão por justa causa podem acontecer, se for considerada abuso moral – em casos de calúnias, bullying e outros.
Tenha uma liderança preparada
Ter uma liderança que entenda e saiba promover e lidar com eventuais problemas que o trabalho em equipe pode causar, é importante para o bom funcionamento e adequação das equipes.
Além disso, o gestor ou líder encarregado com a formação dos times, tem de saber escolher os integrantes, pegando os colaboradores que têm habilidades cognitivas diferentes entre si para que eles possam crescer e evoluir juntos, consequentemente, enriquecendo a cultura organizacional da empresa.
Quando uma equipe não conta com um líder preparado para gerenciar as etapas de execução, planejamentos e promoção adequada da comunicação entre o time, o trabalho em equipe torna-se inviável e, praticamente impossível.
Isso porque, a equipe não estará preparada para trabalhar em conjunto e, ao mínimo problema comunicacional, se desfará completamente. Para que o trabalho em equipe dê certo, é necessário que se tenha um líder competente para lidar com os problemas e auxiliar o time na resolução dos mesmos.
Conclusão
O trabalho em equipe pode ser muito enriquecedor para a organização como um todo, além de aproximar os colaboradores da empresa. Contudo, o líder deverá ter cuidado ao criar as equipes e ao manuseá-las. Além disso, outros aspectos devem ser levados em consideração antes de incentivar o trabalho conjunto entre colaboradores.
Os canais comunicacionais internos devem ser checados e planejamentos devem ser feitos, e após a instauração das equipes, as tarefas devem ser atribuídas a cada colaborador para que não se tenha sobrecarregamento de trabalho.
Assim que o trabalho em equipe for aplicado, é necessário que se tenha manutenção do mesmo, uma vez que ele poderá afetar o clima organizacional da instituição.
Fonte: https://www.pontotel.com.br/trabalho-em-equipe/
Publicado por: Tiago Merlone