Visando modernizar o serviço público estadual, facilitar a identificação de gargalos e reduzindo a burocracia, a Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas a Secretaria de Estado de Administração (Suged / SAD), realiza o Projeto de Mapeamento de Fluxos de Processos de Gestão de Pessoas no Poder Executivo de Mato Grosso do Sul. A ação, que proporciona uma base para um planejamento estratégico eficiente, alinhado às demandas do Estado, chegou a conclusão da etapa de 2024, nesta terça-feira (26).
O evento de encerramento “Validação Colaborativa: aperfeiçoando juntos os fluxos de processos de Gestão de Pessoas” aconteceu no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, com a participação de aproximadamente 150 servidores da área de Gestão de Pessoas de todos os órgãos do Poder Executivo Estadual que participaram das oficinas, onde foram mapeados os fluxos de 16 processos em gestão de pessoas.
As oficinas ocorreram entre os meses de agosto a novembro de 2024, sendo que a ação compreende uma etapa fundamental para a otimização e padronização dos processos, promovendo maior eficiência, transparência, qualidade no atendimento aos servidores e na execução de atividades.
“Nosso objetivo foi orientar e disseminar o conhecimento sobre a Gestão por Processos, detalhando os principais conceitos, etapas, atividades e produtos gerados, além de promover a transformação organizacional, através da otimização dos procedimentos e métodos utilizados. Estamos fazendo um trabalho sólido e promissor. Temos hoje 100% de nossa meta para 2024 alcançada. São 16 processos mapeados em 34 órgãos, que apresentamos e validamos no evento de hoje”, explica a Superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Léa Maria de Souza Ribeiro.
Após a apresentação, os fluxos foram validados coletivamente por todos os servidores que participaram do projeto. Segundo Le, essa metodologia favorece a efetiva aplicação dos fluxos padrão e ideal, previstos para a próxima fase em 2025, criando uma cultura organizacional, uma vez que os servidores, lideranças e executores, fazem parte do processo de maneira protagonista e atuante.
O secretário-adjunto de Estado de Administração, Roberto Gurgel, participou da abertura do evento e destacou o trabalho desenvolvido pelos servidores da área de Gestão de Pessoas e a importância do engajamento no projeto de mapeamento de fluxos.
“A SAD, através da equipe de Gestão de Pessoas, cuida da vida funcional desde o início da nossa jornada como servidores públicos até após o final da carreira no serviço público, por meio da Ageprev. Por isso, a importância de cada um dos servidores que estão nesse projeto, se capacitando e se modernizando para entregar além da quantidade, mas qualidade no serviço público. Agradeço a cada servidor que esteve e está empenhado em fazer acontecer a melhoria nos fluxos de processos em gestão de pessoas”, ressalta Gurgel.
Para 2025, o Contrato de Gestão prevê a conclusão do mapeamento, chegando a 60 processos com fluxos definidos e a publicação de um manual de fluxos de processos em Gestão de Pessoas.
Giovanna Montoso, estagiária do Programa de Estágio Supervisionado
Fonte: https://www.sad.ms.gov.br/gestao-de-pessoas-sad-promove-aperfeicoamento-em-fluxos-de-processos/
Republicado por: Tiago Merlone